Pastorais

apostolado-oracao

Apostolado da Oração

Toda 1ª sexta-feira do mês às 17h. Constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento diário de suas vidas , se juntam ao Sacrifício Eucarístico. A intenção é exercer continuamente a obra de redenção e união a Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica”. O AO está presente em 70 países do mundo.

cpp

Conselho Pastoral Paroquial (CPP)

Organismo consultivo cuja finalidade é assessorar o Pároco na promoção da ação pastoral além de representar a comunidade, propondo iniciativas pastorais e executando as decisões das assembleias arquidiocesana e decanal. É presidido pelo Pároco e composto por um coordenador geral, secretaria e coordenadores das pastorais, grupos e movimentos paroquiais.

conselho-economico

Conselho Administrativo Econômico Paroquial (CAEP)

Os membros da comunidade auxiliam o pároco na administração dos bens da Paróquia e nas tomadas de decisões que envolvam investimentos financeiros, análises de contratos de prestadores de serviços, obras, administrativos, etc.

catequese

Catequese

Educar os catequizandos na fé, para que sejam cristãos autênticos, conscientes e comprometidos. Continuar investindo na formação dos catequistas e procurar envolver os pais e a comunidade na catequese, desenvolvendo o processo catequético de iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal, relacionado com a Palavra de Deus, o Ano Litúrgico, o engajamento na Igreja e a transformação da sociedade.

noivos

Pastoral dos Noivos

Acolher, animar e capacitar os noivos para o Sacramento do Matrimônio e à vida familiar cristã. Prepara os noivos para receberem o sacramento do Matrimônio e despertar neles a consciência da importância e do valor deste sacramento mostrando suas responsabilidades na formação da família em todos os níveis.

ecc

Encontro de Casais com Cristo (ECC)

Evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da Arquidiocese.
– Grupo de oração Yahweh Shammah
– Grupo de oração Yahweh Nessi
– Grupo de oração Yahweh Yiré

viva-vida

Grupo Viva Vida

Grupo de vivência para mulheres da 3ª idade que frequentam a paróquia. Momento de convivência, partilha e comunhão.

reflexao

Grupos Bíblicos de Reflexão

Assumir, como prioridade pastoral por meio da “animação bíblica de toda a vida e pastoral da Igreja”. A Palavra de Deus é o fundamento e a bússola da nossa ação evangelizadora. Precisamos criar novos GBR’s e sustentar os que existem. Por isso, promovemos o apadrinhamento, a setorização e as concentrações de grupos, como também a visitação das casas, a formação dos animadores (FORMAG) e as missões populares.

comunica

Pastoral da Comunicação

Dedica-se a divulgar os eventos realizados pela Paróquia por meio de informativo impresso, comunicação via site e pelas redes sociais. Tem a missão de fazer fluir a comunicação entre pessoas, pastorais, comunidades como um todo, de uma forma acolhedora, tendo como mística a comunhão e a unidade.

acolhida

Pastoral da Acolhida

É um serviço da Igreja que se destina a “receber bem” e “ir ao encontro” das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na comunidade, na paróquia, afim de que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de comunhão e participação, em vista da missão.

musica

Pastoral da Música

Colaborar no crescimento espiritual da igreja e ajudá-la a atingir um nível de sensibilidade musical, permitindo uma seleção consciente do melhor estilo musical que venha atender às necessidades do povo de Deus, de maneira que todos possam expressar a fé em Cristo.

saude

Pastoral da Saúde

É a ação evangelizadora da comunidade comprometida em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida. A intenção é promover a educação na saúde pública e saneamento básico, atuando na prevenção de doenças.

batismo

Pastoral do Batismo

Preparar pais e padrinhos para o Batismo. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

dizimo

Pastoral do Dízimo

É um sinal visível da participação e corresponsabilidade dos fiéis na comunidade eclesial, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ajuda os católicos a desenvolver sua consciência de pertença à Igreja. É uma expressão viva da fé e da gratidão a Deus, dá condições à Igreja de cumprir sua missão evangelizadora e incentiva a partilha de nossos bens com os pobres.

familiar

Pastoral Familiar

Estar em constante evangelização da família para que, educada no amor, ela possa cumprir, os seus deveres gerais: a formação de uma comunidade de pessoas; o serviço à vida; a participação no desenvolvimento da sociedade; e a participação na vida e na missão da Igreja.

liturgica

Ministério da Liturgia

Zelar para que o conhecimento e a celebração dos mistérios da fé sirvam à glória de Deus e à salvação da humanidade, facilitando a participação de todos nas celebrações e a santificação do povo de Deus, e conscientizando todas as equipes paroquiais da necessidade e importância da pastoral litúrgica.

leitores

Ministério dos Leitores

Oferecer formação bíblica, litúrgica, espiritual e técnica para os leitores, a fim de capacitá-los para a proclamação da Palavra com amor, clareza e vivacidade.

sagrada-comunhao

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC)

Testemunhar a fé na Eucaristia a partir da espiritualidade de comunhão, atendendo às necessidades da Igreja, auxiliando os ministros ordenados, levando a Sagrada Comunhão aos doentes e impossibilitados de participar da Eucaristia. Participar dos GBR’s fazendo acontecer a Pastoral de Conjunto na arquidiocese.